inconformados

[ a verdade tem sempre uma face evidente ]

- pensar sardoal
- iconoclastas
- sardoal.com
- miradouro

[ recortes de inconformismo ]

2004.08 2004.09 2004.10 2004.11 2004.12 2005.01 2005.02 2010.01 2010.02

propósitos

Renúncia Inconformada, que, num desespero esforço de encontrar os secretos tesoiros da unidade eterna, às vezes os leva a meter um cartucho de dinamite nas pedras veneráveis, a ver se elas resistem à inquietação do presente. MT

terça-feira, setembro 28, 2004

A criatividade manifesta-se, antes de tudo, pela capacidade de inovar e de resolver problemas inesperados, bem como pela capacidade de decidir autonomamente e, sobretudo, pelo inconformismo: não aceitar passivamente tudo aquilo que a tradição, a moda e as opiniões dominantes pretendem impor incondicionalmente.

Hoje em dia, a criatividade está cada vez mais ligada ao inconformismo e ao desenvolvimento de uma capacidade crítica que penetra para além do imediato, das aparências para detectar os mecanismos reais de funcionamento da economia, da sociedade e da política, para além do horizonte cerrado dos índices bolsistas e das campanhas publicitárias em que se transformaram as eleições nas sociedades liberais-democráticas.



ASSOCIAÇÃO EDUCATIVA PARA O DESENVOLVIMENTO DA CRIATIVIDADE

por Jorge Veiguinha

Inconformado at 9:30 da tarde

-?-
segunda-feira, setembro 20, 2004

Até que ponto

conformar-se

ou

ser obediente

pode ser benéfico?

Poderá

o
inconformismo

conduzir à inovação?

Inconformado at 9:37 da tarde

-?-
quinta-feira, setembro 09, 2004

Portugal é um país de conformistas exuberantes e de inconformistas silenciosos ou silenciados. Nestes nossos trinta anos de democracia, recordo, entre os últimos, dois homens notáveis, Jorge de Sena e Vitorino Magalhães Godinho. Inconformista é quem vai contra a corrente, contra o politicamente correcto. Faz análises contra o senso comum e propostas para além do que é considerado legítimo.
Ser inconformista é muito difícil nos dias de hoje devido ao peso dos media. Por um lado, reforçam o conformismo ao transformá-lo na opinião pública. Por outro lado, ante o que identificam como inconformismo, ou ignoram-no, se podem, ou, se não podem, hostilizam-no pela dramatização, caricatura ou insulto. Esta actuação de hostilização só é accionada no caso dos inconformistas declarados.
Entre os inconformistas silenciados e os inconformistas declarados há vários tipos de inconformismo ignorados pelo comentarismo conformista. Entre eles distingo os inconformistas pedagógicos sempre com esperança de desestabilizar o conformismo (Eduardo Prado Coelho, Maria de Lourdes Pintasilgo e Manuel Villaverde Cabral) e o inconformismo reflexivo, inconformado sobretudo ante o seu próprio inconformismo, de que temos um brilhante caso único, Eduardo Lourenço.Nos últimos tempos assistimos a um surto de inconformismo declarado.

Boaventura de Sousa Santos
bsantos@fe.uc.pt
Saramago-Publicado na Visão em 8 de Abril de 2004

Inconformado at 9:13 da tarde

-?-
sábado, setembro 04, 2004

Conformismo. Inconformismo

Conformismo.Entende-se por conformista, uma mudança de comportamento de um indivíduo em resposta às ordens e instruções de alguém a quem é reconhecida como autoridade. A sua maneira de pensar segue igualmente este princípio.

Alguns factores que influenciam atitudes conformistas:

a) Baixa Auto-Estima

b) Educação Autoritária

c) Forte coesão do grupo de pertença, onde se manifesta frequentemente uma tendência para a unanimidade que a sufoca as manifestações individuais

d)Ignorância

e)Sentimento de insegurança, timidez

f)Subalternização em relação aos membros que no grupo de pertença possuem um estatuto social superior

Inconformismo.

Carlos Fontes, Psicólogo.

Inconformado at 8:46 da tarde

-?-
quinta-feira, setembro 02, 2004

Inconformismo que leva a apaixonada e solidária intervenção social, não a pensar êxito pessoal, mas na ânsia de alcançar a transformação radical do mundo. Inconformismo, que não é insubordinação, orgulho, rebeldia, mas a recusa da abdicação da nossa própria responsabilidade e capacidade de iniciativa ao serviço da transformação alicerçada em valores
sólidos.

...
Para o "inconformista", o erro é essencialmente não fazer aquilo que deve ser feito; não em querer ser mais do homem, mas em aceitar ser menos do que homem; não em agir, mas em investir excessiva e narcisicamente na esfera do privado.
...

O conformista perde-se no labirinto de dificuldades imaginadas para justificar a sua deserção, incapaz de compreender que não deve contentar-se unicamente com o enriquecimento do "homem interior" separando-o do "homem exterior".


O Êxito na Sociedade de Consumo por F. C.

Inconformado at 9:33 da tarde

-?-
-->